Escolha correta dos móveis para ambientes de trabalho fora e dentro de casa precisa seguir regras de ergonomia para que a beleza não comprometa a saúde e o rendimento.
A maioria das pessoas passa grande parte do dia trabalhando, desempenhando funções variadas. Por isso, seja na empresa ou dentro de casa, a escolha correta dos móveis para escritório é muito importante. Um mobiliário inadequado pode acarretar problemas de saúde que, agravados com o tempo, levam à incapacitação para o trabalho e até de outras atividades da rotina diária. Então, é fundamental considerar os preceitos ergonômicos na hora de planejar estes ambientes. Especialistas explicam que boa postura, regulagens de alturas para mesas e cadeiras, disposição correta do monitor e do teclado, são apenas alguns dos itens a serem planejados, lembrando que o biotipo de cada pessoa e as características de cada tipo de profissão demandam especificações próprias e individualizadas.
A ergonomia objetiva modificar os sistemas de trabalho para adequar suas atividades às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro, define a designer de ambientes, especialista na área, Flávia Lima. Como explica, a tecnologia vem se modificando e sendo introduzida em toda atividade de trabalho e, com isso, todo tipo de escritório, desde o corporativo até um simples home office, precisa se adequar para receber esse novo equipamento que se insere no mercado a todo instante, alterando a forma de como exercer a função.
De acordo com Flávia, os mobiliários e equipamentos são, em muitos casos, oferecidos para o denominado “homem médio”, que exclui as pessoas fora desse perfil mediano, ou seja, os mais altos, os mais baixos, os mais obesos, os mais velhos, e até mesmo entre gêneros, homens ou mulheres.
“Portanto, para atender a essa nova dinâmica da atividade, é preciso lançar mão da ergonomia, de maneira a propiciar a usabilidade necessária para o indivíduo. No caso específico dos escritórios, mesmo se tratando de um home office, é importante a consulta de um especialista para uma apreciação ergonômica. Assim, é possível fazer um levantamento antropométrico, conjugado com uma leitura da atividade principal exercida pelo usuário, mais as medidas do espaço disponível para esse ambiente, conformando em um cruzamento de dados que oferece base para desenvolvimento desse espaço, de forma a adequá-lo para o uso efetivo. A especificação de um mobiliário para o escritório deve vir, então, sempre vinculada ao usuário desse espaço”, ressalta.
A escolha correta dos móveis de uma empresa é tão importante quanto a de um bom profissional, na opinião do consultor de ergonomia da Artline Móveis e membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Derly Araujo. Ele frisa que um mobiliário inadequado pode provocar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo sérios problemas de saúde ao usuário, como lordose lombar, DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e LER (Lesões por Esforços Repetitivos). Entre os transtornos, podem ser citados dores nas costas, rigidez de pescoço e ombros, dores e tensão nas mãos e dedos, tendinites nos pulsos, pernas cansadas, problemas oculares, ansiedade, irritabilidade, depressão e estresse, que podem gerar desmotivação e insatisfação no trabalho, além de erros operacionais frequentes, acrescentam as sócias da AK Interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden. “Existem legislações específicas para algumas atividades. No caso do call center, por exemplo, a normativa NR17 determina padrões para um ambiente seguro e confortável. Mas, mesmo nos outros setores, os empresários estão se conscientizando da importância de promover a qualidade de vida do funcionário no ambiente de trabalho. As pessoas passam a maior parte do seu dia desempenhando suas atividades profissionais e executá-las em local com móveis adequados é importante para evitar acidentes, prevenir doenças e contribuir na produtividade da empresa”, comenta Derly.
Escrito por Joana Gontijo /Lugar Certo