Muito se fala sobre como o combate à má postura é um dos pilares da ergonomia, aliado a outros fatores.
O que muita gente não sabe, no entanto, são os malefícios que uma má postura traz ao bem-estar físico e mental.
Você sabe, por exemplo, quais são eles?
Pois é!
A verdade é que a maioria das pessoas condena uma má postura sem nem saber os motivos dessa condenação.
Pensando nisso preparamos este artigo para explicar, detalhadamente, quais são os prejuízos que uma má postura constante podem trazer ao bem-estar físico e mental.
Que tal conferir?
Dores e incômodos
Ficar com a coluna torta não é, obviamente, natural e confortável para o nosso corpo.
Quando isso acontece, então, começamos a sentir dores e desconfortos que aumentam cada vez mais e podem até, em casos mais graves, virar problemas crônicos, especialmente na região lombar.
Má circulação
Um dos pontos mais abordados quando falamos de ergonomia e postura corporal é a posição dos pés.
A recomendação é que, ao sentarmos, nossos pés estejam totalmente no chão, paralelos e com os joelhos formando ângulos de noventa graus.
E essa recomendação não é à toa!
Quando sentamos com uma perna cruzada sobre a outra, por exemplo, dificultamos a circulação de sangue e gases corporais naquela área.
Além disso, pernas cruzadas constantemente podem interferir no alinhamento da coluna e, com o tempo, gerar dores lombares.
Má digestão
Quando nos sentamos com as costas inclinadas para a frente nossos órgãos se juntam e, por isso, fica mais difícil realizar a digestão.
Isso pode causar problemas como a constipação, por exemplo.
Mau humor
Estudos publicados na revista Health Psychology mostraram que pessoas que sentam com uma postura inadequada tendem a exibir mais medo, baixa auto-estima e mau humor.
A consequência disso, é claro, é o aumento dos níveis de estresse e, por consequência, diminuição do bem-estar e da qualidade de vida tanto dentro do ambiente de trabalho quanto fora.
Pode-se dizer, então, por incrível que pareça, que a má postura deixa as pessoas tristes!
Menor produtividade
Com os impactos negativos físicos e mentais causados pela má postura constante tendemos a render menos no trabalho.
Isso porque, como já sabemos, o bem-estar e a satisfação estão diretamente ligados a eficiência, concentração e resultados.
Ou seja, além de se sentir mal física e psicologicamente, você ainda rende menos no trabalho, prejudicando não só você mas também seu empregador.
Só coisas ruins, não é?
É por isso que é tão importante cuidar da postura no dia a dia!
Agora que você conhece os efeitos da má postura para o seu corpo, que tal começar a dar uma atenção especial para a ergonomia no trabalho?