Não é segredo para ninguém que o desconforto físico é um dos maiores obstáculos para a produtividade no ambiente de trabalho.
Dores, incômodos e estresse muscular são alguns dos principais fatores que influenciam negativamente no resultado final da contribuição de cada colaborador. O ideal para que isso seja evitado, como já sabemos, é investir em ergonomia e cuidar o máximo possível do conforto no local de trabalho. Infelizmente, no entanto, isso nem sempre acontece. Às vezes as empresas acabam negligenciando esses aspectos e, consequentemente, comprometendo a saúde física de seus funcionários a curto e longo prazo. Se você é um dos funcionários que sofre os efeitos dessa negligência, está no lugar certo, pois foi pensando nisso que preparamos esse artigo com os melhores alongamentos para fazer no trabalho. Que tal conferir?
Alongamento dos dedos
Se você possui o costume de utilizar o computador e digitar bastante durante o trabalho, com certeza já sentiu desconforto nos dedos. Isso acontece, na maioria das vezes, porque as articulações acabam ficando estressadas ao repetir os mesmos movimentos por um longo período de tempo. O alongamento para os dedos consiste em, mantendo a mão alinhada ao pulso, separar e esticar os dedos até sentir o leve alongamento. Depois disso, basta dobrar as falanges do dedo, mantendo a mão na mesma posição.
Alongamento das pernas
Em pé e com a coluna ereta use o braço para se apoiar em algo como uma cadeira, por exemplo, e em seguida dobre um dos joelhos levando o pé em direção ao glúteo. Utilize a ajuda da mão, caso seja necessário, e segure a posição por um período de cinco a dez segundos. Em seguida, repita o processo com a outra perna.
Alongamento das costas
Esse alongamento consiste em esticar o braço até a parte de trás da cabeça e levar a mão em direção ao meio das costas, fazendo com que o braço fique rente à orelha, aproximadamente. Depois disso, use a outra mão para segurar suavemente o cotovelo e puxa-lo levemente em direção às costas até sentir um leve alongamento. Faça esse processo dos dois lados.
Alongamento do pescoço
As várias horas sentado com má postura acabam gerando dores e desconfortos significativos no pescoço. Para amenizar esses incômodos, realize periodicamente um alongamento que consiste em levar o queixo em direção ao peito, alongando a parte de trás do pescoço, e então girar o pescoço de um lado para o outro lentamente, fazendo pausas no meio.
Alongamento de braços
O alongamento de braços, bastante conhecido pelas pessoas, consiste em entrelaçar os dedos com as palmas das mãos viradas para fora e, então, esticar os braços até sentir o alongamento. Além dos alongamentos existe uma série de outras práticas que contribuem para o bem-estar no ambiente de trabalho, tais como se manter hidratado, separar uma parte dos intervalos de almoço e lanche para fazer uma caminhada e utilizar as escadas ao invés do elevador. A junção de todas essas práticas fará com que você sofre bem menos com a falta de ergonomia do seu ambiente de trabalho e, dessa forma, seja mais produtivo e se sinta melhor.