Artigos e Notícias

Não é segredo para ninguém que a ergonomia tem se tornado cada vez mais essencial em qualquer ambiente de trabalho, já que promove o bem-estar físico e mental dos colaboradores enquanto eles desempenham suas funções.

Mesmo sabendo disso, no entanto, muitas empresas ainda insistem em não dar a tenção necessária à ergonomia e acabam deixando a qualidade de vida dos funcionários de lado. O problema nesse caso é que, além de prejudicar os funcionários a curto prazo, a falta de atenção e investimento em ergonomia pode causar malefícios que vão perdurar por um longo tempo na vida dos trabalhadores.

Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje para explicar quais são, exatamente, os prejuízos de longo prazo trazidos pela negligência com a ergonomia.

Síndrome do túnel do carpo

Essa síndrome é um problema que passa a afetar os nervos do pulso após uma pressão repetitiva sobre o mesmo por um longo período de tempo.

Lesão nos tendões

Os tendões são as fibras responsáveis por conectar os ossos aos músculos e, por consequência, são de extrema importância na movimentação adequada de articulações como joelhos, cotovelos e tornozelos. Tendo isso em vista, negligenciar os cuidados com a ergonomia podem pôr em risco a saúde dessa fibras e, com o tempo, da movimentação das articulações do corpo.

Tensão muscular

Com o passar do tempo a falta de ergonomia tende a gerar dores musculares fortes nas costas, ombros e pescoço. Além de comprometer o desempenho no trabalho, essas dores se tornam cada vez mais intensas e passam a interferir na qualidade de vida.

Bursite

A bursite é uma inflamação na bolsa de líquido lubrificante localizada nas articulações e, além de causar dores intensas, pode impossibilitar o movimento completo do corpo.

Problemas de digestão

A falta de ergonomia e postura adequada obstrui, diariamente, as vias digestivas do organismo e, consequentemente, acarretam diversos problemas intestinais e estomacais futuros.

Esses são os principais malefícios de longo prazo que a desatenção em relação a ergonomia causam.

Sabendo disso, como podemos evitar esses problemas e garantir que o nosso futuro seja repleto de saúde e qualidade de vida?

Ações ergonômicas simples são suficientes para que você minimize os impactos negativos da falta de ergonomia na sua vida. Ajustar a postura e a altura da cadeira e do monitor utilizados no trabalho são formas fáceis e efetivas de garantir conforto e segurança para o seu corpo.

Se você é gestor de uma empresa, esteja sempre atento ao bem-estar dos colaboradores e assegure-se de investir em ergonomia para promover um ambiente de trabalho mais saudável e propício para o trabalho eficiente em alto nível.

Lembre-se: o investimento em ergonomia sempre se paga com o aumento da produtividade dos funcionários!

E aí, o que você está esperando para começar ter um ambiente de trabalho mais ergonômico e produtivo?

Aqui na Workline você encontra todas as soluções de ergonomia que o seu negócio precisa. Entre em contato com a gente e venha viver a ergoprodutividade!