Artigos e Notícias

Não é segredo para ninguém que todas as empresas passam boa parte de seu tempo pensando em maneiras de obter mais resultados e, consequentemente, lucro. Uma das maiores chaves para que isso aconteça é o grau de satisfação dos colaboradores que trabalham na marca.

Diversos estudos apontam que o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho estão diretamente ligados ao quanto esse funcionário produz, ou seja, quanto mais feliz, mais produtivo o funcionário se torna. A partir disso, caminhar em busca da satisfação dos colaboradores com o trabalho tem se tornado um dos primeiros itens na lista de prioridades de qualquer negócio.

E é assim que nasce o conceito de saúde corporativa. Muito mais que se preocupar com um simples plano de saúde, a saúde corporativa visa promover todas as condições propícias para que o funcionário esteja satisfeito com o serviço que exerce e o ambiente em que trabalha.

Mas quais são, exatamente, os aspectos mais importantes para a saúde corporativa?

Apesar de parecer simples, o primeiro e talvez principal pilar da saúde corporativa é a conscientização. Conversar com os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde física e mental é o primeiro passo para que eles se interessem pelo tema e passem a buscar mudanças.

Afinal de contas, se um funcionário achar que a empresa só quer que ele esteja bem para produzir mais, ele se sentirá desmotivado. Por isso, deixe claro aos colaboradores da empresa que o cuidado com a saúde visa muito mais que uma mera potencialização de resultados, e sim a promoção do bem-estar geral dentro e fora do trabalho.

Feito isso, o segundo passo é oferecer opções plausíveis para que cada funcionário possa pôr em prática uma mudança de hábitos que seja benéfica para o seu bem-estar. Para empresas que contam com funcionários mais experientes e que passam longos períodos no escritório, por exemplo, ofereça soluções ergonômicas para cuidar da saúde física de cada um.

Tenha em mente, é claro, que a saúde física não é o único aspecto que precisa ser levado em conta. Outra opção é oferecer soluções tecnológicas para simplificar a demanda mental e psicológica de pessoas que trabalham com gestão de dados e planilhas, por exemplo, já que essa é uma função extremamente estressante e mentalmente cansativa. Independentemente da situação, o mais importante é saber que o bem-estar vai muito além de um ambiente climatizado e o cuidado com o funcionário é mais que um plano de saúde.

Além de todos os benefícios em relação aos resultados da empresa, a saúde corporativa resulta em funcionários mais engajados, diminuição de problemas de saúde que poderiam afastar colaboradores de seus serviços e melhora das relações interpessoais entre os funcionários.

Ou seja, a saúde corporativa é um investimento a longo prazo que beneficia todos os envolvidos com o negócio. Sabendo disso, não perca tempo e comece a pensar agora mesmo na saúde corporativa da sua empresa.

Aqui na Workline você encontra as melhores soluções de ergonomia para que o seu ambiente de trabalho seja confortável e saudável. Entre em contato com a gente e venha viver a ergoprodutividade!