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A saúde corporativa é um conceito que engloba aspectos do bem-estar trabalhista tanto no âmbito físico quanto mental e psicológico. Por isso, além de se preocupar com a ergonomia do seu escritório, por exemplo, é importante que você também dê atenção a todos os outros fatores que propiciam um ambiente de trabalho tranquilo e produtivo.

Um ambiente corporativo que não oferece condições para que seus funcionários se sintam bem durante o exercício da profissão pode se tornar motivo de uma queixa trabalhista por parte dos colaboradores. Além das implicações financeiras, as ações trabalhistas podem acabar manchando, com o tempo, a imagem de um negócio.

Pensando nisso, separamos uma lista de dicas para que você evite queixas e ações trabalhistas em sua empresa.

Que tal conferir?

Registre seus funcionários

Apesar de parecer básico, boa parte dos processos trabalhistas envolve a falta de registro de trabalhadores. Além de simplesmente não registrarem um funcionário, algumas empresas cometem o erro de registrá-lo em uma função diferente daquela que ele realmente exerce.

Para evitar esse tipo de problema, registre corretamente todos os seus funcionários desde o primeiro dia na empresa, afinal, isso pode te poupar de uma enorme dor de cabeça no futuro.

Respeite as leis trabalhistas

Procure se manter atualizado de qualquer mudança que possa ocorrer nas leis trabalhistas aplicadas ao seu negócio. Dessa maneira, você não corre o risco de cometer alguma irregularidade por falta de conhecimento.

Outra dica importante é realizar auditorias periódicas para se certificar de que todos os funcionários estão registrados e recebendo corretamente de acordo com as horas trabalhadas.

O descumprimento das leis trabalhistas pode gerar enormes prejuízos financeiros para a sua empresa, além dos possíveis prejuízos morais e de imagem.

Controle e respeite a jornada de trabalho

Mantenha registros precisos e atualizados das jornadas de trabalho de cada funcionário. Isso facilita na hora de realizar o pagamento referente às horas trabalhadas e se certificar de que tudo está correndo de acordo com as normas.

Além disso, é claro, certifique-se de que seus funcionários não estejam trabalhando mais que o estipulado no contrato, já que ações referentes a jornada de trabalho excessiva são extremamente comuns. Caso você precise que algum funcionário faça horas extras, assegure-se de que ele receba o valor correspondente aos serviços prestados.

Invista em ergonomia

Investir em ergonomia para a sua empresa é a maneira mais segura de garantir que o ambiente de trabalho seja fisicamente confortável e não prejudique nenhum funcionário. Fazendo isso, você evita qualquer tipo de queixa relacionada a prejuízos e problemas de saúde causados pela jornada de trabalho na empresa.

Colocando todas essas dicas em prática as chances da sua empresa receber processos trabalhistas vão diminuir drasticamente e seus funcionários vão poder desfrutar de um ambiente de trabalho mais confortável e agradável.

Além disso, prezar pelo bem-estar dos colaboradores vai aumentar a produtividade e a eficácia de toda a empresa, já que funcionários felizes tendem a trabalhar mais e gerar mais resultados.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado!