A ergonomia costuma ser associada, na maioria das vezes, a ambientes profissionais de trabalho, como escritórios e agências. A realidade, no entanto, é que a ergonomia está presente em diversos outros aspectos das nossas vidas e pode nos beneficiar de diversas maneiras.
Um dos aspectos que a ergonomia mais faz diferença são os estudos em casa, já que crianças e universitários passam várias horas semanais fazendo tarefas de casa, se preparando para provas e testes. Ou seja, essas pessoas tendem a passar muito tempo sentados em frente ao computador. Isso faz com que, assim como pessoas que trabalham em escritórios, os estudantes fiquem sujeitos a diversos malefícios causados pela falta de ergonomia. Pensando nisso, preparamos esse artigo com uma série de dicas para que você, estudante, transforme sua casa em um ambiente propício ao estudo e a realização de tarefas escolares nesse período de volta às aulas.
Tá esperando o que para conferir?
Fique sentado
Estar no conforto de casa faz com que queiramos deitar e relaxar, porém, ao estudar, é importante permanecer sentado e com a postura ereta. Ou seja, nada de estudar deitado na cama e no sofá. Separe uma mesa com uma cadeira confortável que possua um apoios para as costas e os braços, auxiliando a manutenção de uma postura correta. Lembre-se: se sentir cansado de ficar cansado não significa que você deve deitar, e sim levantar por alguns minutos para movimentar o corpo.
Atenção aos equipamentos
A utilização de computadores, smatphones e tablets para auxiliar os estudos pode causar danos ao seu bem-estar caso você não se atente à uma série de fatores.
- Telas: ajuste o brilho e contraste das telas dos dispositivos utilizados para que eles fiquem confortáveis para os seus olhos.
- Iluminação: a má iluminação do ambiente pode fazer com que você precise fazer um esforço excessivo para enxergar livros, cadernos e até mesmo aparelhos eletrônicos.
- Caso você consiga, alterne entre usar a mão direita e esquerda para manusear o mouse do computador, já que isso evita o estresse excessivo nas articulações dos punhos e dedos.
- Mantenha objetos de uso frequente, como canecas, telefone e notas adesivas, dentro do alcance dos seus braços.
Postura
Apesar de ser algo que você provavelmente já ouviu várias vezes, manter uma boa postura é o fator mais importante para preservar a segurança do corpo durante a realização de longas atividades como, por exemplo, os estudos. Algumas dicas básicas que podem te ajudar a manter uma boa postura são as seguintes:
- Mantenha a coluna ereta.
- Não se recoste na cadeira.
- Caso esteja utilizando um computador, toque o teclado de maneira leve e evite apoiar os punhos na superfície de estudos.
- Mantenha os ombros relaxados.
Tendo isso em mente, é importante ressaltar que, mesmo com uma postura adequada, é importante levantar ocasionalmente para se alongar e ficar de pé. Com essas dicas temos certeza que os seus estudos vão ficar mais produtivos e, além disso, não serão motivos de dor e desconforto no corpo.
Esperamos ter ajudado!